Princípios Orientadores

Princípios orientadores da  Rede de Bibliotecas Escolares no Agrupamento de Escolas de Soure

 As Bibliotecas Escolares / Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) constituem uma estrutura pedagógica integrada no processo educativo, aglutinando diversos projectos que funcionam como instrumentos do desenvolvimento do currículo escolar em implementação no Agrupamento, induzindo novas práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento das literacias cruciais à construção do conhecimento à progressão nas aprendizagens.

As BE/CRE têm como princípios orientadores: a especialização funcional dos espaços e equipamentos; a aquisição, tratamento, conservação e divulgação de documentação para apoio curricular; a investigação e lazer de todos quantos pertencem à comunidade educativa. As bibliotecas dos diferentes estabelecimentos e graus de ensino articulam-se em rede, de modo a potenciar os seus recursos próprios e complementando as suas actividades.

Os serviços das BE/CRE constituem um recurso pedagógico quer para as actividades quotidianas de ensino, quer para as actividades curriculares não lectivas, nomeadamente a ocupação de tempos livres e de lazer. Estão, por isso, ao serviço de alunos, professores, funcionários e, em condições específicas, de outros elementos da comunidade.

As BE/CRE, orientam a sua actividade enquanto recurso pedagógico vocacionado para o desenvolvimento das literacias, para a descoberta do prazer de ler e escrever e para o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística. Neste sentido têm sido, progressivamente, criadas as condições para incentivar o hábito e o prazer da leitura através da utilização e produção de informação que possibilite a aquisição e compreensão de conhecimentos, o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da razão crítica e a exploração da leitura como acto de lazer cultural.

Anúncios